
O processo de transformação do Parque da Pedreira, no município de Ijuí, exige que seja realizado um processo de limpeza da água. Para isso, os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente fizeram uma análise das condições da água. “O diagnóstico envolve a questão da poluição da água, como o lixo que foi depositado em grande quantidade no local”, afirmou o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Dirlei Marchesan.

Conforme o engenheiro ambiental, o projeto inicial do Parque da Pedreira foi realizado a partir de uma análise de diferentes materiais, como o lodo, para verificar a existência de contaminação de metais pesados na água. Porém esse é um processo que ainda está em fase de conclusão. “Mas é uma possibilidade. Em função de resíduos que pararam naquele local e aterros que foram realizados no lago como materiais e entulhos que podem ocasionar a contaminação da água. Dependendo dessa análise, será realizada uma recuperação focada na área de maior risco”, comentou.
Ele explica que o foco da recuperação atualmente é na remoção dos resíduos que contaminam o lago e o circuito no entorno do arroio Moinho, o que acaba mobilizando um trabalho elaborado no projeto de recuperação ambiental. “A outra parte é retirar todas as entradas de esgotos que estão dentro do lago e manter o monitoramento. Após a retirada dos resíduos e do esgoto, se o laudo apontar metais pesados, haverá um projeto diferente de recuperação”, disse. Deste modo, enquanto não forem realizadas as análises necessárias, o uso das águas do lago será retido apenas como instrumento paisagístico, não sendo recomendada nenhuma atividade aquática ou de lazer que tenham contato com a água.
Por Talita Mazzola
Edição Andressa Streicher




Nenhum comentário:
Postar um comentário