quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Comitê do rio Ijuí busca o enquadramento dos rios


O Comitê do rio Ijuí trabalha na realização de encontros que visam o Enquadramento de regiões do rio.

Nas oportunidades são apresentados diagnósticos da bacia. E a partir da análise deste estudo, são escolhidas algumas regiões do rio para que seja feito o Enquadramento pelo Comitê. O diagnóstico também é usado pelo grupo para ter conhecimento do que pode ou não ser feito nas águas do rio.

O evento foi organizado e coordenado pela APARP (Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratinin), Prefeitura e Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, os quais destacam que a presença da sociedade é importante para que se decida o futuro das águas do Rio Ijuí.

O estudo

O Plano de Bacia foi realizado através de um Processo de Enquadramento desenvolvido pela PROFILL Engenharia e Ambiente LTDA, contratada pelo Estado por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e fiscalizada por uma Comissão de Acompanhamento formada pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH-SEMA), pela Fundação de Proteção Ambiental (FEPAM) e pelo Comitê Ijuí.

Esse plano é um dos instrumentos previstos na Legislação de Recursos Hídricos. A partir dele são definidos os objetivos para o futuro das águas da bacia. O Processo de Enquadramento visa estabelecer o cenário futuro da qualidade da água na bacia, com suas metas e intervenções necessárias para o alcance e manutenção desses cenários.

Por Katiúze Nonemacher

Edição Deisi Fabrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário