
Quem nunca ouviu dizer que dois litros de água por dia são imprescindíveis para um organismo saudável e bem hidratado? Mas no caso das crianças, qual é a quantidade indicada?
Como nem todo mundo se dá ao luxo de uma consulta para calcular o gasto diário de líquido, os médicos utilizam, por segurança, a porção de 1 a 2 litros como parâmetro, para adultos.
A nutricionista, Tânia Rodrigues, da cidade de Passo Fundo, afirma que a informação conhecida popularmente é verdadeira, mas as crianças precisam de uma quantidade menor: “O corpo de um adulto gasta em 24 horas uma média de 2 litros de água em funções como digestão, respiração, transformação dos nutrientes em energia e também por meio do suor e da urina, mas, até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 mililitros a 1 litro”.
A quantidade necessária de reposição de água para o corpo humano varia de acordo com a massa corporal. O ideal é que cada grama de peso corresponda a 1 mililitro. Deste modo, as crianças precisam repor a água perdida, pois as atividades físicas são constantes para os pequenos “ativos”.
É preciso pensar também naqueles que até há pouco tinham contato com água somente no ventre da mãe. “Para os bebês de até 6 meses, o leite materno é suficiente para garantir a hidratação”, explica a nutricionista.
Sobretudo a água é fonte de vida, e deve ser entendida como algo saudável. “Basta oferecer água sempre, pois os pequenos correm mais riscos de uma desidratação, já que estão em crescimento, são muito ativos e nem sempre se lembram de pedir água”, afirma Tânia.
Por Kassieli de Mello
Edição Andressa Streicher



Nenhum comentário:
Postar um comentário