
A água é definida por muitos nutricionistas como um elemento vital, por ser um componente essencial de todos os tecidos do organismo. Caso o corpo humano perda 20% de água, pode não resistir e chegar à morte, e a perda de 10% pode causar distúrbios graves.
Segundo a nutricionista Josiele Oliveira de São Luiz Gonzaga, quando o corpo está bem hidratado há um funcionamento melhor, assim como sua aparência. Entre as várias funções da água no organismo, está o trabalho
Josiele destaca que a quantidade ideal de ingestão de água é de 35 ml por kg no dia. No entanto está quantidade depende da temperatura, do estado fisiológico e da saúde. “Para poder atingir essa necessidade diária de líquidos, o ideal é beber água. Pois a hidratação feita com água é mais rápida e não tem calorias. Além da água, podem tomar sucos; chás sem cafeína e água de coco”, aponta. junto com fibras; a melhora do trânsito intestinal; a eliminação de toxinas (impedindo que o acúmulo delas reflita na pele) e o favorecimento da absorção dos nutrientes necessários.
Durante atividades físicas, a água também deve estar presente. Em atividades aeróbicas de baixa intensidade a hidratação pode ser feita com até 50 minutos de exercícios. Após esse tempo, o mais indicado são bebidas com carboidratos e eletrólitos. Recomenda-se de 150 a 250 ml a cada 15 ou 20 min.
A nutricionista enfatiza que em situações em que a pessoa se encontre com infecção, gestação, lactação e constipação intestinal, é necessária uma ingestão maior de água. Os sintomas de desidratação podem ser percebidos na pele, como falta de elasticidade, aspecto envelhecido, nervosismo, falta de concentração, dor de cabeça, entre outros.
Por Katiúze Nonemacher
Edição Deisi Fabrim



Nenhum comentário:
Postar um comentário