A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies, por meio dela ocorre o funcionamento de nosso organismo.

O corpo humano é composto por 60% de água. Este liquido é distribuído no interior das células, entre os tecidos, circulando pelas veias e artérias para ajudar na formação do sangue. A água participa da formação de parte de todas as secreções glandulares do corpo humano, gerando líquidos que podem ser visto comumente em nosso dia-a-dia: a saliva, o suor, a urina e a lágrima.
Uma pessoa que consome cerca de 2 litros de água por dia, será menos suscetível a doenças e problemas no aparelho digestivo e urinário. Além disso, a água é um embelezador natural, por meio de seu consumo pode se manter um corpo sempre bem hidratado e uma aparência mais jovem com pele e cabelos mais saudáveis. “Mantenha sempre ao seu lado uma garrafa de água para aumentar seu consumo diário e manter sua hidratação adequada. E lembrando que, refrigerantes, sucos e outras bebidas não possuem a mesma função da água”, esclarece a nutricionista Karina Ribeiro Rios, mestre em Ciências da vida.
A água é sinônimo de vida, não só, para o ser humano, ela é fundamental para a espécie animal. Números conhecidos mundialmente revelam que as aves possuem um teor de água aproximado de 70 a 85%, 65 a 70% no corpo de um mamífero e até 95% nos invertebrados marinhos. De acordo com a espécie e o tipo de exploração, os animais têm as suas necessidades diárias de água. “Por exemplo, o bovino de corte, consome de 26 a 66 litros/dia; vacas leiteiras 38 a 110 litros; vacas em lactação até 140 litros; cavalos 30 a 45 litros, égua em lactação até 57 litros. Por isso deve-se ter grande cuidado com vacas em lactação, pois quanto maior a produção, maior será o consumo de água”, explica Amaro Fritz, produtor rural, proprietário da vaca holandesa vencedora na Feira de Agronegócios, em Ijuí.
Por Taís Machado
Edição: Kassieli de Mello



Nenhum comentário:
Postar um comentário