Um recurso natural essencial à vida, também imprescindível para a beleza e saúde dos cabelos, a água. A qualidade dela é um dos fatores que pode influenciar no aspecto do cabelo na hora de lavá-los.
A água utilizada nas cidades é tratada, ou seja, passa por uma série de procedimentos que a tornam a mais pura possível para posterior utilização. Os efeitos causados pela água podem ser muitos, dependendo dos tratamentos ou procedimentos químicos aos quais os fios são submetidos. Um dos maiores perigos refere-se à presença de metais na água, principalmente em imóveis que têm encanamentos muito antigos. O chumbo, por exemplo, é um grande vilão da saúde capilar, pois dificilmente é eliminado pelo organismo e quando em alto nível pode ser absorvido pelo couro cabeludo. Entre os efeitos tóxicos mais comuns estão a quebra dos fios e descamações.
Outro inimigo do cabelo é o cloro, muito utilizado nas redes de tratamento de água para a desinfecção. Água esta que utilizamos no chuveiro. A temperatura da água também é um importante item a ser analisado quando o assunto é saúde dos fios. Se estiver excessivamente quente é prejudicial, pois abre as cutículas dos fios, fazendo com que a fibra capilar perca elementos essenciais para mantê-lo tratado. “A água quente faz com que o fio fique opaco e ainda pode provocar seborreia (descamação do couro cabeludo). Por isso, o ideal é lavar o cabelo em temperatura ambiente, iniciando com água morna e finalizando com a água fria. Isso ajuda a fechar os folículos e devolve o brilho do cabelo”, afirma a cabeleireira Aline Capeletti de Santa Rosa.
Já na piscina, encontram-se agentes químicos em quantidade bem maior que a encontrada no chuveiro. A coloração do cabelo torna-se esverdeada por conta dos pigmentos azuis do sulfato de cobre, também usados no tratamento da água. Após sofrer essas agressões, o cabelo necessita de cuidados especiais para a recuperação do fio, entre esses cuidados está hidratação e o uso de produtos a base de queratina.
Por Andressa Streicher
Edição: Deisi Fabrim



Nenhum comentário:
Postar um comentário