quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Água da chuva é potável?


A preocupação com a iminente falta de água traz consigo o surgimento de novas formas de preservá-la, pensar na chuva como água potável é uma alternativa que deve ser refletida de acordo com o contexto onde será consumida.

Nas zonas rurais e nas florestas, a água da chuva é bem mais limpa que a das capitais e outros centros urbanos de grande porte. Na cidade, os poluentes nela contidos prejudicam bem mais o aparelho respiratório, pois o problema maior está mesmo no ar que respiramos, uma vez que a chuva ajuda a diluir a poluição presente na atmosfera.

Segundo o escritor Fernando Kitzinger Dannemann, em palestra proferida no 2º Fórum Mundial da Água de Chuva, o vice-presidente da Associação Internacional de Sistemas de Captação de Água de Chuva, João Gnadlinger, declarou que a captação de água da chuva vai trazer uma contribuição importante para resolver a escassez da água no futuro. “Pelo menos durante três milênios, pessoas pelo mundo inteiro captaram água de chuva para uso doméstico, para os animais e a agricultura. Com o advento de grandes e centralizados sistemas de fornecimento de água, a captação de água de chuva começou a ser negligenciada, apesar do uso intensivo de energia não renovável e de sérios problemas ambientais”, declara o vice-presidente.

A captação de água da chuva pode ser tão simples como uma pequena barragem que impede a água de escoar de uma ladeira ou tecnicamente avançada, como um reservatório que capta água de chuva para beber ou para a agricultura. Ela oferece uma riqueza em possibilidades para países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Por Kassieli de Mello

Edição Andressa Streicher

Nenhum comentário:

Postar um comentário