quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Água limpa, cidade limpa

Um rio sem poluição é aquele que possui águas purificadas e cristalinas, com margens limpas para que as plantas cresçam naturalmente. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele. Os rios são a fonte de vida do planeta. Infelizmente, não são todas as pessoas que entendem dessa forma e consequentemente acabam prejudicando esse recurso natural de diversas maneiras, jogando lixo de todas as espécies. Com o passar dos anos, essas fontes naturais estão desaparecendo, devido à extração de terra e assoreamento através do lixo em excesso. A cidade de Santa Rosa sofre com esta problemática, pois o Rio Pessegueirinho que costeia determinados bairros é vítima dos moradores próximos a sua margem. Por isso, a Prefeitura Municipal, juntamente com algumas entidades, realizam projetos de limpeza e preservação do rio, principalmente para evitar enchentes. O secretario do meio ambiente de Santa Rosa, Luiz Girardon, esclarece algumas questões voltadas ao assunto.

O rio Pessegueirinho tem cerca de 7 quilômetros de extensão. Nesse curto espaço, há poluição no rio?

A poluição pode ser considerada de várias formas, não há como definir em dados estatísticos a porcentagem de poluição. Basear-se na portaria 518 do Ministério da Saúde para água potável ou basear-se na resolução 357 (CONAMA) para efluentes. São vários parâmetros que devem ser analisados.

Quem são os responsáveis pela poluição do rio?

Geralmente, os locais afetados pela poluição sofrem agressões dos próprios moradores da cidade, que indevidamente despeja efluentes nocivos ao corpo hídrico. O que, quando chove, provoca algumas enchentes.

O que é realizado pela prefeitura a fim de evitar enchentes na cidade?

Desde o ano de 2009 realizamos ações para evitar enchentes, entre elas o desassoreamento do rio. O objetivo é aumentar o escoamento da água e evitar a poluição e enchentes. Existe um projeto em andamento de construção de redes de coleta do esgoto sanitário isto fará com que todo o esgoto doméstico não seja mais despejado no rio. Processos de conscientização são outros aspectos e ocorrem em conjunto com a população e empresas. Existe um projeto que prevê que até 2019 todo esgoto da cidade será coletado e tratado.

Como é feito o tratamento de esgoto na cidade? Qual é o destino do esgoto não tratado?

O esgoto é lavado até a Estação de Tratamento de Esgoto onde é tratado e devolvido corretamente ao rio. Boa parte da cidade possui sistema fossa séptica + sumidouro/filtro anaeróbio, porém em pouquíssimos casos os sistemas são dimensionados corretamente. Vale ressaltar que esse sistema é eficaz e normalizado pela ABNT. Outra boa parte da população liga seus esgotos domésticos à rede de drenagem pluvial onde o mesmo é carreado até os rios da cidade.

O que poderia ser feito pela população a fim de colaborar com a preservação do rio?

Conscientização e principalmente educação. O meio ambiente consiste em um direito difuso, então cada dano que um indivíduo causa estará afetando toda a população presente e até os que não nasceram ainda que (entende-se) não poderão conviver em um sistema natural adequado. Tudo se resume em educação e bom senso.

Por Andressa Streicher

Edição Gislaine Windmoller

Nenhum comentário:

Postar um comentário