segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hidroponia- A criação da vida na água

Para seres humanos, não há como imaginar a manutenção da vida somente na água. Para algumas plantas e culturas é possível a sua existência em meio aquático, tudo graças à “hidroponia”, palavra originária do Grego, Hydro = água e Ponos = trabalho. O Sistema consiste no cultivo agrícola sem solo, somente na água, plantas recebem uma solução equilibrada e composta pelos nutrientes necessários para seu desenvolvimento. A única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva. Na prática, as plantas encontram-se em tubos perfurados, alimentadas por um reservatório onde circula a solução nutritiva, composta por água pura e por nutrientes dissolvidos em quantidades individuais, de acordo com cada espécie cultivada.
O termo “hidroponia” parece ser um termo e uma atividade recente para muitos, mas as primeiras práticas já começaram há muito tempo. Um clássico exemplo são os chamados Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo, e a mais antiga tentativa de hidroponia.
Para a Auxiliar de Produção da empresa Hortisul e formanda do Curso Técnico em Agropecuária Tacimara Zarth, a vantagem das culturas hidropônicas é que o produto é mais limpo e saudável, facilita o manejo para o produtor, como a colheita, na qual o produtor pode embalar logo o produto, não há perdas de folhas. Ela garante ainda que, utilizando toda a estrutura do sistema e não há perda de nenhuma muda ou planta. “A cultura da alface, de 24 dias após o plantio em meio hidropônico, já está pronta para o consumo”, explica Tacimara.
Também exige do agricultor pouca mão de obra. Trata-se de uma prática leve e simples, leva a uma maior aceitação do produto nos pontos de vendas, diminuição do desperdício de água e nutrientes e pode ser realizada em qualquer lugar. Porém, necessita de uma estrutura grande (mesas, estufas, bancadas, sistemas hidráulicos e elétricos), e os custos iniciais, por outro lado, podem ser elevados. Já entre as desvantagem da técnica para quem consome produtos desse tipo pode estar o custo elevado para o consumidor.
Entre os produtos mais cultivados na região de Ijuí estão alface, couve, morango, repolho, agrião, cebolinha, tomate, berinjela, arroz, plantas ornamentais e mudas de árvores.

Por Marizandra Ruttili
Edição Daniele dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário