sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lago da Pedreira pode voltar a encantar

Um espaço que desde o início poderia tornar-se um ponto turístico acabou sendo degradado, sendo utilizado como depósito de lixo e esgoto por moradores das redondezas que acabaram construindo suas moradias nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). O Executivo de Ijuí elaborou um projeto na tentativa de revitalizar o Lago da Pedreira. O engenheiro florestal e coordenador de licenciamento e fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Ijuí, Dirlei Marchesan, explica o projeto do Parque da Pedreira, que vai revitalizar todo o local, beneficiando a comunidade ijuiense com um espaço de lazer que prima pela preservação ambiental.
Parque da Pedreira atualmente

Como surgiu o projeto do Parque da Pedreira?
A condição em que se encontra atualmente a área do Parque da Pedreira já vem de algum tempo, envolvendo, além da questão ambiental, a questão social, de infraestrutura, entre outras. No que diz respeito à questão ambiental, especificamente do lago da pedreira, sempre foi um projeto emblemático para ser trabalhado. Essa necessidade de realizar uma intervenção bastante ampla foi apontada em levantamentos e diagnóstico da área ambiental. Foi daí que surgiu a ideia da recuperação ambiental da área e, como envolvia a questão social e de ocupações irregulares em condições de precariedade da região, além de associar essas duas questões que demandariam um recurso muito grande, se abriu a possibilidade de buscar esse recurso dentro de um projeto federal, que é o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), e as linhas de financiamentos do PAC 2 envolviam exatamente a diversidade de problemas que se reivindicavam lá, que era a questão social, de infraestrutura e ambiental. Foi então que surgiu a ideia do Projeto do Parque da Pedreira.

Dirlei Marchesan
Como foi elaborado o sistema de trabalho para a recuperação e tratamento ambiental da água?
Antes de analisarmos a condição da água, o diagnóstico envolve a questão da poluição da água (como o lixo), pois existe uma quantidade muito grande de resíduos que foram ao longo dos anos jogados dentro do lago. No projeto inicial do Parque da Pedreira foi realizado levantamento para análise de materiais diferentes, como lodo, para ver se existe a contaminação de metais pesados e de água para metais pesados. Isso não está concluído ainda. Mas é uma possibilidade, em função de resíduos que pararam naquele local e aterramentos que foram realizados no lago como materiais e entulhos. Dependendo dessa análise, será realizado um tipo de recuperação e, dependendo do resultado, a recuperação será focada em outra área. Então, a outra parte de recuperação ambiental do lago é retirar todas as entradas de esgotos de dentro do lago e monitorar pelo período de um ano em diversos locais, e com uma frequência específica, para definir como evolui a qualidade das águas do lago após a retirada dos resíduos e depois de cessada a entrada do esgoto que é depositado no local.

Quais equipes vão trabalhar na recuperação do Parque?
Os projetos vão além da recuperação ambiental do Parque e foram montados pelo Executivo. Serão equipes técnicas e assessoria técnica de empresas terceirizadas e especializadas nessa modelagem, focando na parte de habitação, equipamentos, infraestrutura, incluindo arruamentos, drenagem, abastecimento público, esgotamento sanitário, sendo que existe uma estação de tratamento de esgoto prevista para o local, além do projeto de recuperação ambiental. Todos os projetos serão feitos por equipes diferentes, e o Projeto de Recuperação Ambiental vai ocorrer associado a outras etapas, por conta de ter de ser sequencialmente. Não temos como iniciar uma recuperação ambiental enquanto ainda existir uma ocupação nesse espaço, então a primeira etapa é a remodelagem do núcleo habitacional, ou seja, é a remoção das pessoas de dentro das APPs para locais apropriados de moradia, e, a partir daí, a implementação dos equipamentos do Parque, sendo associada pela recuperação ambiental, que vai ocorrer juntamente com o cercamento e fechamento da área, para evitar novas deposições.

Como julgas a importância do projeto para a comunidade ijuiense?
É um projeto bastante amplo que envolve várias áreas, envolvendo destacadamente a questão ambiental e social, sendo um projeto que atende a uma demanda de longa data e uma proposta de conseguir fazer essa recuperação emblemática e ter um resultado positivo enorme mediante sua efetivação. O município e a comunidade ijuiense como um todo têm muito a ganhar, pois de uma área degradada passa a ter um Parque Ecológico com infraestrutura para a comunidade local e regional, possibilitando a exploração do local como área turística.

Por Talita Mazzola

Nenhum comentário:

Postar um comentário